Cores marcantes, flores perfumadas.
👉 O cultivo das Cattleyas mudam de lugar para lugar, recomendamos molhar dia sim dia não, molhar ate encharcar e deixar escorrer, **uma dica é molhar na parte da manhã , pois a água que fica acumulada nas folhas irá evaporar até o final do dia, evitando também a incidência de fungos nas folhas da cattleyas.
👉Luminosidade alta, ela tolera exposição ao sol em algumas horas do inicio da manha ou final da tarde, (Entretanto algumas especies toleram sol, exemplo é a Cattleya Nobilor, encontrada na região centro oeste)
👉Substrato leva fibra de coco, casca de pinus e pode colocar musgo misturado aos substrato ou superficialmente para ajudar na umidade.
👉Depois que cair todas as flores recomendamos a poda da haste sem flor, pois assim a orquÃdea se recupera e logo pode vir um broto novo, com os cuidados necessários (rega e adubação).
👉Adubação foliar ou via substrato, a usada aqui no orquidário é a foliar, dissolvida na água e regado nas folhas e raÃzes semanalmente. As vezes usamos o adubo de liberação lenta ou adubo orgânico -Bokashi- colocado na borda do vaso( verificar a dosagem de acordo com o fabricante) e regando normalmente a orquÃdea.
👉A predominância de floração nas cattleyas é 1 vez ao ano, porém deve se avaliar que uma cattleya com muitos brotos pode florir em espaço de tempo menor de uma floração para outra.
Quando sua cattleya estiver com a espata floral ou com botões expostos evite de molha los, seja com adubos ou água, pois em alguns casos isso pode prejudicar a floração ou aborta la.
👉Vasos de plastico, cachepot de madeira e vasos de barro podem ser usados, pois são plantas que se enraÃzam bem, *** porém não se esqueça que vasos de barro ou cachepot de madeira, molha se mais no perÃodo de seca e molha se menos durante perÃodo de chuva.